LANÇAMENTO DA APPLE COMBINA CELULAR, CÂMERA, NAVEGADOR WEB E IPOD

Um milhão de pessoas já estão na lista de espera para receber seu iPhone nos EUA. O aparelho, que a Apple colocou à venda no último dia 29, não é o primeiro misto de tocador de MP3, telefone celular, câmera digital e navegador na internet a ser lançado no mercado. O que, então, o transformou no eletroeletrônico mais esperado de todos os tempos?

A equação é simples. Basta somar a mística da marca Apple, o arrasador sucesso do iPod e a demonstração que Steve Jobs fez dos recursos do iPhone na última MacWorld – o evento anual que reúne os adoradores da marca da maçã. O resultado é maior do que a soma de suas partes. Algo que cem milhões de proprietários de iPods em todo o planeta esperam ansiosamente: a possibilidade de carregar no bolso um único aparelho que resolva as nossas necessidades básicas de comunicação, trabalho e diversão.
Como em todos os produtos Apple, o ponto alto do iPhone é sua interface, isto é, a maneira como interagimos com o aparelho. Ele não tem nenhum botão. Apenas uma tela sensível ao toque, sobre a qual deslizamos os dedos para dar nossos comandos, e que também exibe o conteúdo que nos interessa.

Foi a interface que fez o sucesso do tocador de MP3 iPod. Passando os dedos sobre a rodinha na frente do aparelho, rapidamente aprendemos a navegar com desenvoltura entre milhares de canções. O iPhone radicaliza esse conceito. Seu lançamento é um desafio para as outras empresas do setor. Agora, os chamados “smartphones” terão de ficar, se não mais espertos, pelo menos bem mais fáceis de usar.

Com 11 cm de comprimento, 6 cm de largura, 1 cm de espessura e pesando 135 gramas, o novo iPhone tem exatamente o mesmo tamanho do smartphone Motorola Q, vendido no Brasil pela operadora Vivo.

A AT&T tem exclusividade na comercialização do iPhone nos EUA através da Cingular, sua operadora de telefonia celular. O aparelho pode ser adquirido nas lojas da empresa em duas configurações: com 4 Gb de memória (US$ 499, suficiente para armazenar 1.000 músicas) ou 8 Gb de memória (US$ 599, para 2.000 músicas).

Seu telefone móvel funciona no padrão GSM, em todas as freqüências internacionais. O iPhone navega na internet sem fio em banda larga, através do padrão Wi-Fi, e aceita fones sem fio de alta fidelidade e outros acessórios que utilizam o protocolo Bluetooth 2.0.

A câmera digital embutida tem 2 megapixels, e sua tela de 3,5 polegadas tem resolução de
320 por 480 pixels, com 160 pontos por polegada. Para comprar um iPhone nos EUA será obrigatório assinar um plano de dois anos com a operadora de telefonia Celular.

iphone1.pngiphone1.jpg