O grupo Siemens apresentou nesta terça-feira (19) o primeiro sistema de identificação para transações financeiras pela internet e por caixas eletrônicos que utiliza impressão digital, revela o jornal “El País”, da Espanha. Segundo a empresa, o novo produto, que foi desenvolvido em parceria com a AXSionic, já funciona em fase de testes na Alemanha e na Suiça.

O sistema utiliza um dispositivo do tamanho de um cartão de banco normal, porém mais grosso. O novo cartão possui uma pequena tela LCD e sensores ópticos, que interpretram o sinal enviado pelos caixas eletrônicos dos bancos.

A informação é mostrada sobre a tela do cartão do usuário com um código de autorização para que o cliente confirme a transação. Após confirmada, as informações são enviadas de volta ao computador para que a transação seja concluída.

Segundo a empresa, o sistema pode ser utilizado em PCs e laptops comuns, sem a necessidade de softwares adicionais.

O diretor de desenvolvimento corporativo da Siemens na Espanha, Gabriel Tarazona, afirmou ao “El País” que o objetivo do lançamento é garantir mais segurança aos clientes que realizam transações pela internet, pois ainda há grande sensação de insegurança entre os usuários desta forma de tecnologia.

Para garantir a segurança dos clientes, o cartão só funciona com um determinada temperatura do dedo e também conta com um “panic finger”, um sistema que o cliente poderá acionar em caso de perigo e impede que transações com o cartão sejam realizadas.

A Siemens ainda não estabeleceu um preço para o cartão, pois quem irá comercializá-los serão as próprias instituições financeiras.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, ainda não há data para que o novo cartão chegue por aqui.

 08056891.jpg