Antes, um esclarecimento para aqueles que (ainda) não usam os recursos de favoritos. Eles são importantíssimos para você guardas as páginas que acessa. Para adicionar qualquer item a eles, basta teclar CTRL+D em qualquer navegador: seja o Internet Explorer, Firefox ou Opera. Veja abaixo como importar e exportar esses sites selecionados.

INTERNET EXPLORER

img1_ieexportar.jpg
1. Abra o Internet Explorer.
2. Clique em Arquivo.
3. Clique em Importar/Exportar.
4. Clique em Avançar.
5. Selecione Exportar Favoritos.
6. Selecione a pasta favoritos e clique em avançar.
7. Selecione a opção Exportar para um arquivo ou endereço (note: o caminho padrão que o Internet Explorer deixa para o arquivo é dentro da pasta Meus Documentos).
8. Clique em Avançar.
9. Para finalizar, clique em Concluir.
10. Aparecerá uma mensagem dizendo que os favoritos estão exportados. Você vai poder encontrá-los dentro da pasta Meus Documentos: o nome do arquivo é boookmark.htm. Ele pode ser visto no próprio IE.

Se você já exportou, formatou o PC e quer importar tudo de volta, siga os passos 1, 2 3 e 4. Daí por diante faça o seguinte:

5. Selecione Importar Favoritos.
6. Selecione a opção Importar de um arquivo ou endereço.
7. Clique em procurar e selecione o seu arquivo de favoritos.
8. Clique em Avançar.
9. Selecione a pasta onde irão ficar seus favoritos.
10. Clique em Avançar.
11. Clique em Concluir.

FIREFOX

img2_firefoxexportar.jpgO Firefox possui uma ferramenta mais detalhada para lidar com os favoritos. Para abri-la, vá em Ferramentas e clique na opção Favoritos. Por essa interface, você poderá organizar seus favoritos. Para isso:

1. Clique em Arquivo.
2. Vá à opção Exportar.
3. Selecione onde quer salvar. Note que o nome do arquivo sugerido pelo Firefox é bookmarks.html, bem parecido com o do IE.
4. Após selecionar o local, clique em Salvar.

Para Importar, basta fazer o mesmo processo – porém, a opção no item 2 acima passa a ser Importar. Em seguida:

1. Em importar favorito do, selecione a melhor opção. São elas:
a. Microsoft Internet Explorer – para quando você quer migrar os favoritos de um navegador para o outro.
b. Opera – Quando ele está instalado, aparece esta opção também.
c. De um arquivo – Caso você queira recuperar um arquivo exportado, use esta opção.

2. Clique em Avançar.
3. Procure o arquivo no seu PC e clique em Abrir.
4. Clique em OK.

OPERA

img3_operaexportar.jpgO Opera trata os favoritos com o nome de marcadores e, assim como o Firefox, as ações de importar e exportar estão em uma ferramenta de organização dos links. Para abri-la, clique em Marcadores e, em seguida, em Gerenciar Marcadores.

Para exportar os favoritos:
1. Clique em Arquivo (botão arquivo, que tem um ícone de disquete. Há uma falha de usabilidade no Opera nessa tela: tem dois itens arquivo que fazem coisas diferentes)
2. Escolha a opção Exportar como HTML.
3. Escolha um lugar no seu PC para gravar o arquivo e clique em Salvar.

Para importar, o fluxo é parecido — no item 2, no entanto, vá direto à opção Importar marcadores do Netscape/Firefox. Na seqüência, selecione o arquivo desejado e clique em Abrir.

Importante
Esses arquivos exportados funcionam entre navegadores. Sendo assim, você pode passar de um para outro.

SERVIÇO ON-LINE

img4_delicioushome.jpgComo vivemos nos tempos de web 2.0 (existe uma ferramenta para ajudar você a não ter de fazer esse monte de coisas que expliquei acima. Chama-se Del.icio.us, um serviço que serve justamente para deixar seus favoritos on-line, permitindo o acesso de qualquer computador.

O site requer um cadastro simples: login, seu nome, e-mail e senha. Após fornecer os dados, o site irá apresentar uma opção para inserção de um botão nos menus do seu navegador: isso facilita o cadastramento dos favoritos. Não importa qual seu navegador, pois existe o botão para todos eles (IE, Firefox, Opera e Safari).

No site existem manuais de uso para lhe ajudar a entender como usá-lo. Essas instruções são separadas por navegadores: Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari.

Uma coisa importante é que, por padrão, os links adicionados a sua lista de favoritos são públicos. Ou seja, todos podem vê-los. Contudo, existe na tela de cadastramento uma opção chamada do not share, que serve para manter seus favoritos privados. Existe uma configuração (no menu settings do site, clique no link private saving) que permite deixar a opção do not share sempre marcada.

Ah, como você pode notar, o site e as extensões para os navegadores são todos em inglês.

FTP
Agora respondendo à segunda pergunta do Régis. Sim, o IE 7.0 tem extensão de FTP. Basta você iniciar a URL com ftp:// que o IE pergunta o usuário e senha de conexão, além de mostrar os arquivos em uma interface parecida com a do Windows Explorer. O assunto FTP é interessante: prometo voltar nele de forma mais detalhada em outro post, indicando programas, explicando o que é e como funciona, ok?