>>> PERSONALIZE O COMUNICADORO Windows Live Messenger, popularmente conhecido como MSN, já vem com uma vasta gama de funcionalidades. Para quem gosta de comunicadores instantâneos vale a pena ter a versão mais atual, porém sua interface pode parecer pesada, cheia de elementos que ocupam espaço e atrapalham o uso. Aí entra o A-Patch for Windows Live Messenger, que permite personalizar seu MSN, deixando-o mais leve. Dá, por exemplo, para remover imagens, logos e botõesClique aqui para um guia do Baixatudo relacionado ao A-Patch — fique atento à versão do seu MSN e baixe a correspondente. Para saber qual é seu MSN, vá ao “menu”, clique em “ajuda” e na “opção” sobre o Live Messenger.

img_01_a-path.jpg

Como mostra a imagem acima, ele é bem simples de usar. Um fator negativo é que não possui opções de idioma, as telas estão todas em inglês. Mas para quem não conhece o idioma, existe um meio: clicando nas opções à esquerda, o resultado aparece na tela ao lado, mostrando como aquele clique vai afetar a interface do MSN.

Dica: Não abra o A-Patch com o MSN em execução. Feche-o para aplicar as personalizações. Não gostou do que fez e quer desfazer? Basta rodar o A-Patch e escolher a opção restore settings.

Cara nova: Vale lembrar aqui que, além de alterar as funcionalidades, você também pode mudar as cores da janela e adicionar papéis de parede para cada contato do comunicador instantâneo. Isso pode ser feito via barra de ferramentas do próprio MSN.

>>> PERSONALIZE O NAVEGADOR

Se você usa o Internet Explorer 7 como navegador padrão, pode instalar o IE 7 Pro para agilizar e personalizar sua navegação (faça o download aqui).

img_02_ie7pro.jpg

Após a instalação, o IE 7 Pro irá aparecer na barra inferior do seu Internet Explorer. Usando as teclas de atalho CTRL+F7 é possível abrir a tela de configurações, por onde é possível personalizar o seu IE. A primeira coisa a fazer é clicar na última opção, “others”, e em seguida alterar na opção “select language” para português Brasil. Clique em OK e, depois, use o atalho CTRL+F7 de novo. Pronto: as opções estarão em português, facilitando a personalização.

Algumas personalizações interessantes:

Acesso rápido – É possível criar atalhos para acessar mais facilmente seus sites favoritos, digitando no campo de endereço apenas uma palavra chave. Para isso, acesse o menu do IE 7 Pro e selecione a opção “atalho”. Na parte inferior da tela, você pode escrever a palavra chave e a URL do site: eu, por exemplo, associei tiraduvidas ao site http://colunas.g1.com.br/tiraduvidas. Depois de salvo, é só escrever tiraduvidas no campo endereço do navegador, e o programa irá direcioná-lo para o blog.

Privacidade – Você quer ter certeza que, ao sair do navegador, ninguém vai saber as páginas que visitou? De que os sites que você acessou com seu usuário e senha não serão vistos pelas outras pessoas que compartilham o PC com você? Selecione a opção “privacidade” e escolha as opções para personalizar o comportamento do navegador quando ele for fechado. Você pode excluir os endereços digitados, os cookies e outras informações que desejar.

Teclas de atalho – Já falei aqui no blog sobre este assunto, e o IE 7 Pro permite personalizar as teclas de atalho do Internet Explorer. Para isso, clique na opção “teclas atalho” e verifique as ações do navegador para você incluir suas opções.

Downloads – Outra funcionalidade interessante é o gerenciador de downloads, que pode ser ativado em “configurações”, marcando a opção “minigestor de downloads”. A interface é bem simples, agregando em uma única tela todos os seus downloads.

>>> PERSONALIZE A SELEÇÃO DE NOTÍCIAS

img_03_ico_rss.jpgO FeedDemon (baixe) é um dos inúmeros agregadores de notícias disponíveis no mercado – esses serviços também são chamados de agregadores RSS.

Resumidamente, muito resumidamente, RSS é o endereço dentro de um site que reúne um resumo de diversas notícias (aqui no G1, por exemplo, você pode escolher esses resumos selecionando as editorias de sua preferência). Usando um programa como o FeedDemon, você pode agrupar as informações de diversos sites em uma única tela, lendo e organizando as notícias de seu interesse – com isso, você evita o trabalho de acessar muitos sites para ficar bem informado. Em vez de ir até a notícia, ela vai até seu computador.

Como saber se o site que você lê tem suporte a RSS? Procure na página o ícone da ilustração acima (esse laranja) ou repare na barra de endereço: o ícone também aparece lá.
Durante o processo de instalação, o programa oferecerá uma opção de cadastro. Não é necessário preenchê-la: pode avançar sem fornecer os dados requisitados.

img_04_feeddemon.jpg
A interface é simples e prática. De posse do endereço do RSS com as notícias que deseja incluir no agregador, basta clicar no botão “subscribe”, colocando a URL no único campo que aparece, e seguir os passos apresentados pelo programa. O resultado será como o da ilustração acima.

Em cada notícia existem ações possíveis. Você pode, por exemplo, marcar a notícia como lida, colocar um bandeira para depois filtrar as mais interessantes e ordená-las por título e data. A ferramenta possibilita também enviar a informação por e-mail ou até mesmo postar o texto em seu blog.

>>> GERENCIE SEUS DOWNLOADS

Indiquei hoje alguns programas que podem ser baixados em seu computador para personalizar o uso da internet. E para baixar tudo isso, sugiro também um programa que gerencia e agiliza o download de arquivos, o Orbit Downloader (baixe)

img_05_orbit.jpg

Após a instalação, o Orbit se integra ao seu navegador, seja IE, FF ou Opera. Na hora que você clicar em um link para fazer a transferência, o gerenciador será acionado, abrindo uma janela personalizada de download. Você poderá acompanhar as transferências através da interface do programa. Usando sua barra de ferramentas, poderá pausar um download e continuá-lo em outro momento. Pode também agendar o início/retomada da transferência para outro horário.

Além de organizar seus downloads, esse programa agiliza o processo de transferência, fragmentando o arquivo em vários pedaços e baixando-os separadamente, bem como localizando o arquivo em outros servidores (isso também pode acarretar em um ganho de velocidade).

>>> LEIA TAMBÉM

Por fim, o assunto personalização já foi indiretamente tema aqui no blog. Por isso, indico a leitura dos posts:

· Universo Firefox – Explico um pouco do mundo do navegador Firefox e sugiro algumas extensões para deixá-lo turbinado.
·
Conheça o navegador Opera – Neste post mostro uma alternativa ao IE / FF, um navegador leve e ágil.
·
Conheça o Flock, o navegador 2.0 – O Flock é um navegador antenado em redes sociais. Muito interessante para blogueiros e para quem curte publicar fotos em serviços como o Flickr.

E você, leitor, o que faz para personalizar ou turbinar sua internet? Deixe suas dicas e opiniões nos comentários. Tem alguma dúvida e quer ela respondida aqui no blog? Basta escrevê-la, lembrando que sexta eu volto com um pacotão de dúvidas. Quem sabe a sua não será respondida nele? Até lá!